sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Conheça a cidade de Coimbra em Portugal

COMO ACABAR COM A BAGUNÇA



em: Getty Images}
O problema da maioria das pessoas que não conseguem se organizar chama-se excesso de bagunça. Veja como acabar com ela:
1 – Assuma a bagunça. Assuma que a situação está fora de controle e que você precisa tomar uma providência. Pare de dar desculpas como “meu bebê nasceu há um ano” ou “chego muito tarde em casa”. Simplesmente assuma que está uma bagunça e você fará o melhor que puder daqui em diante, com o tempo e a disponibilidade que tem.
2 – Sua casa (ou a situação) não ficou assim da noite para o dia. Vá aos poucos. Não adianta pirar na organização e depois “voltar ao normal”. Tudo faz parte de um processo que vira hábito. Não sabe por onde começar? Marque 15 minutos no timer (você pode usar o alarme do celular ou um despertador também), pegue uma sacola de plástico e ande pela casa, recolhendo o que for lixo: embalagens vazias, propagandas, papéis espalhados, folhetos, enfim, tralha no geral. É assim que você deve começar e esse hábito deve ser mantido diariamente, pois a tralha nunca acaba. Sempre compramos coisas novas que geram embalagens vazias e mais lixo. Comprar menos ajuda também, é claro.
3 – Depois de se livrar da tralha, ficará mais fácil manter a casa arrumada. Por isso é tão importante se desfazer do que é inútil. Até lá, concentre-se nessa atividade.
4 – Não tente organizar a casa se ainda há muita tralha. Você só vai trazer mais objetos para a sua casa, achando que eles ajudarão em alguma coisa: caixas organizadoras, pastas etc. Isso só aumenta o número de objetos em casa e você gastará dinheiro para organizar tralha. Não compensa. Primeiro reduza. Se você acha que não tem espaço para as suas coisas, significa que você tem coisas demais, e não falta de espaço.
5 – Cada coisa que você decidir manter deve ter uma “casa” – ou seja, um lugar para ser guardada. Se não tem, veja se precisa providenciar (ex: sapateira para sapatos) ou se vale a pena realmente manter o objeto.
6 – Não se prenda a “regras” de organização ou decoração. Elas podem ajudar e inspirar, mas quem deve saber o que deve ter em sua casa é você e as pessoas que vivem com você.
7 – Quando tudo estiver um caos, não se desespere. Lembre-se que fazer um pouco é melhor do que não fazer nada. Colocar a roupa suja que está espalhada em um único cesto não resolve o problema, mas já melhora a situação. Essa é a ideia.
8 – Procure não bagunçar mais. Se seu guarda-roupa já está cheio de roupas amassadas, não jogue mais uma blusa naquele monte – guarde-a no lugar certo. Se a pia já está cheia de louça e você acabou de beber um copo d’água, lave-o em vez de colocar lá dentro com o resto da louça suja.
9 – Uma casa extremamente organizada, onde nada está fora do lugar (nem pode ser tirado, com risco de ira profunda do dono), é uma chatice. Não tenha um ideal desses de organização na sua cabeça. Bagunça dá um certo borogodó a qualquer residência, mas não bagunçademais. Pense que ideal mesmo é estar contente na situação em que está e deixar a perfeição de lado às vezes nos dá um respiro. Faça o suficiente, só isso. Não deixe que a neura pela organização atrapalhe a sua vida. Nem a bagunça. Encontre o seu equilíbrio.
10 – Tudo em nossa vida é integrado. Se a sua casa está bagunçada, é provável que outros setores em sua vida estejam também. Não devemos nos livrar somente da tralha em nossa casa, mas em nossa vida. Falsas amizades são tão opressivas como uma pia cheia de louça suja na segunda-feira à noite. Talvez você queira fazer uma lista de providências que queira tomar no geral: na vida, no trabalho, no casamento etc. Sempre é bom escrever, porque exteriorizamos nossos objetivos. Daí é só ir riscando, à medida que vai fazendo, e deixando para trás o que é tralha, seja material ou não.
Talvez você tenha certa dificuldade de se livrar da tralha. Trabalhe nisso para não ficar presa(o) ao que é puramente material. Ter somente o que se ama ou tem utilidade em casa é a única maneira de acabar com a bagunça. Faça esse pequeno esforço para libertar a sua casa e a sua vida.
http://vidaorganizada.com/mais/comece/dicas/como-acabar-com-a-bagunca/

'

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Como fazer sardinhas em conserva (tipo a de lata)





Amores






Você, meu pequeno sobrinho, está fazendo aniversário no dia de hoje. 
Você é uma criança muita amada e muito especial para mim e para todos. Seu jeito de ser encanta a quem convive ao seu lado.
Você vai crescer, ser um grande homem e fazer muitas coisas maravilhosas. Vai ter muita sorte e sucesso e eu estarei sempre a te aplaudir e torcer por você.
Que Deus te proteja e te faça cada vez mais especial e cheio de graça.
É um orgulho muito grande ter você como meu sobrinho.
Feliz aniversário e que este seja um dia mágico e cheio de surpresas. Você merece tudo de bom! Aproveite bastante enquanto ainda é criança, pois quando crescer terá as responsabilidades e os deveres.
Seja sempre bom.
Parabéns, Querido Pedrinho.














































Como Cultivar Hibisco



Hibisco
Com flores de formas exuberantes e belas cores, a planta tem bom mercado no varejo de ornamentais e porte para servir de cerca viva 

Texto João Mathias
Consultora: Elizabeth Jordan*


Em celebrações com temática havaiana, um adereço que não pode faltar entre as participantes é o arranjo floral nos cabelos, uma referência certeira ao paradisíaco arquipélago americano cravado no meio do Pacífico. Por lá, a flor preferida pelas mulheres quando querem se embelezar é o hibisco, planta originária da Ásia tropical que tornou-se símbolo do Havaí. Por aqui, teria chegado no século XVII, trazida pelos escravos.
Embora não tolere geadas, o plantio se espalhou por todas as regiões do país. Mas é no Sudeste que predomina a produção. O hibisco se dá bem até em áreas litorâneas, mas deve-se evitar muita proximidade com o mar. Partículas de sal carregadas pelo vento danificam as folhas e flores.
Suas várias espécies, sempre exuberantes, com folhas estreitas ou largas e flores de diferentes cores e tamanhos, são apreciadas no varejo de plantas ornamentais. Apesar de o cultivo não ser considerado um investimento com retorno rápido, o mercado vem dando sinais de interesse cada vez maior pelo hibisco. Além da beleza, a planta é rústica, apresenta crescimento rápido e pode ser produzida o ano inteiro.
De textura lenhosa e fibrosa, a planta pode chegar a atingir de três a cinco metros de altura, o que a qualifica para ser utilizada como cerca viva. Isolado ou em conjuntos, o hibisco também tem efeito decorativo em jardins de residências, espaços públicos, propriedades rurais e até em vasos em ambientes internos. Mas é bom lembrar da importância da luminosidade para o florescimento.
Pertencente à família Malvaceae, o hibisco se divide por centenas de espécies. Os brasileiros são mais familiarizados com o Hibiscus rosa-sinensis L., conhecido por graxa-de-estudante, mimo-de-vênus, hibisco-da-china e hibisco-tropical. Também chamado por nomes populares como vinagreira, quiabo-azedo e groselha, o Hibiscus sabdariffa L. é outra variedade comum por aqui. Suas flores e folhas podem ser usadas em geleias e chás.
RAIO X
SOLO: fértil, enriquecido com matéria orgânica e adubações periódicas
CLIMA: tropical e subtropical
ÁREA MÍNIMA: pode ser plantado em vasos ou jardineiras, desde que tenha 40 centímetros de profundidade
FLORESCIMENTO: de seis a oito meses após feito o enxerto
CUSTO: R$ 16 o preço da planta
MÃOS À OBRA
Porta-enxertos devem ser produzidos com matrizes com um ou dois anos de idade
INÍCIO - ainda não há venda de sementes de hibiscos híbridos no país. Matrizes, no entanto, podem ser adquiridas em hortos de centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro. Para diversificar, quem está no ramo há muito tempo compra flores diferentes de produtores de outros países.
PLANTIO - o hibisco híbrido é plantado em substrato composto de cinco partes de terra preta, três partes de esterco de gado, uma parte de terra vermelha e outra de areia de rio. O solo deve possuir pH entre 6,8 e 7,2. Já é possível começar a produzir os porta-enxertos, ou cavalos, após seis meses de cultivo. Porém, o melhor momento é considerado após um ou dois anos, quando as matrizes apresentam bom porte.
PORTA-ENXERTOS - são feitos com galhos de hibiscos comuns, como o vermelho ou o creme, de flores pequenas, fáceis de se conseguir em canteiros na vizinhança. Não use o hibisco brinco-de-princesa, pois, apesar de ser da mesma linhagem, possui lenha diferente e não aderente. Como nem todos os galhos criam raízes, escolha uma quantidade pouco acima do número de enxertos a ser feitos. Cada um deles deve ser cortado a 25 centímetros. As espessuras podem ser variadas, desde que as pontas não estejam verdes. Encha com terra comum, sem adição de adubo, sacos plásticos de 10 centímetros de largura e 15 centímetros de comprimento. No chão limpo, arrume os saquinhos com os galhos para formação da planta de hibisco (cavalo) em filas ou leiras, em grupos de 10 por 30, 40 ou 50, de acordo com a produção esperada. O transplante para o local definitivo ocorre entre três e seis meses, dependendo do clima da região de cultivo.
COVAS - devem possuir as seguintes medidas: 40 x 40 centímetros e 40 centímetros de profundidade. No fundo delas, coloque a mistura de substrato, acomode a planta com terra em toda a volta, sem cobrir a parte enxertada. Se aparecerem brotos abaixo do enxerto, arranque-os. Uma recomendação é colocar em cada planta etiquetas de identificação, que também devem ficar acima do solo.
ESPAÇAMENTO - entre plantas, o espaçamento indicado é de 40 centímetros. O mais aconselhável é realizar o plantio sob sol pleno, durante o horário da manhã ou ao entardecer, para que a planta não sinta a transferência do local. Regue com água logo em seguida.
CUIDADOS - hibiscos de boa procedência dificilmente apresentam doenças. Contudo, a planta é geralmente prejudicada por insetos, como grilos e borboletas. Ao depositarem seus ovos nas folhas e flores, permitem o nascimento de lagartas que atacarão a planta. Faça podas anualmente, de preferência no fim de maio. Corte os galhos pela metade no sentido diagonal. De dois em dois meses, espalhe ao redor da planta uma colher de sopa de mistura de farinha de osso e torta de mamona, em partes iguais. Em meses alternados, coloque esterco na superfície. Sem encharcar o solo, molhe o hibisco diariamente à tarde durante o verão. No inverno, somente quando a terra estiver seca.

*Elizabeth Jordan é produtora de hibiscos há mais de 30 anos em Petrópolis, RJ, tel. (24) 2291-5702, beth@hibiscos.com.brwww.hibiscos.com.br 
Onde comprar: hortos florestais da região; Florida's Garden atende todos os estados, tel. (24) 8823-8752, central@hibiscos.com.br


http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1699676-4529,00.html
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...