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Em instalações é muito comum ter a necessidade de utilizar interruptores com mais de uma tecla, sejam eles com comando simples ou paralelo.
No Lumine, o procedimento para o lançamento deste tipo de interruptor possui pouca diferença para aqueles de uma tecla. O que irá mudar é apenas o fato de que os pontos serão colocados sobre a mesma caixa, criando um único interruptor de três teclas. A forma mais fácil de se fazer isso é inserir os interruptores três vezes, um sobre o outro, aproveitando a facilidade de definição das lâmpadas comandadas.
O método descrito acima se aplica caso seja necessário efetuar o lançamento de interruptores (simples/paralelo) com mais teclas ou combinação dos mesmos com tomadas.

Lançando um interruptor de 3 teclas no Lumine V4
Para inserir o primeiro interruptor, proceda da seguinte maneira:
  • certifique-se de que a ferramenta de captura "Ponto paralelo" (botão ponto_paralelo.bmp na paleta "Captura") e o modo Ortogonal (botão ortogonal.bmp na barra de ferramentas) permanecem ativados;
  • acesse o menu Elétrico-Pontos-Interruptor simples;
  • defina a posição "Média" no diálogo;
  • selecione o primeiro ponto como sendo o inferior;
  • escolha a peça "Interruptor c/ placa 2x4" - simples - 1 tecla";
  • informe o ponto diretor acima da parede;
  • selecione a lâmpada;
  • aceite o nome do comando sugerido;
  • pressione <Enter> para encerrar.
 Para inserir os outros dois interruptores, deve-se inserí-los sobre o interruptor recém lançado. Para isso, proceda da seguinte forma:
  • desligue a ferramenta de captura "Ponto paralelo" (botão ponto_paralelo.bmp na paleta "Captura") ;
  •  acesse o menu Elétrico-Pontos-Interruptor simples;
  • defina a posição "Média" no diálogo;
  • selecione o ponto sobre a caixa já existente (exatamente no ponto de inserção, marcado por um círculo);
  • no diálogo, escolha a peça "Interruptor c/ placa 2x4" - simples - 2 teclas" e a primeira simbologia (contendo um quadrado no início).
Lancando_interruptor_de_tres_teclas(d)LU.gif
Diálogo Definir Peças
Note que o programa lista apenas as peças adequadas à situação definida. Neste caso, apresenta apenas as peças contendo exatamente um interruptor simples duas teclas, facilitando a escolha da correta.
Observe que o programa não solicita a informação do ponto diretor. Isto ocorre porque o interruptor foi inserido sobre outro já existente, com a posição do símbolo já definida. Caso o programa não liste corretamente as peças ou a peça novamente, isto significa que a caixa existente não foi capturada corretamente. Neste caso, utilize o comando Desfazer e repita a operação.
  • selecione a lâmpada;
  • aceite o nome do comando sugerido;
  •  pressione <Enter> para confirmar;
Inserido o segundo interruptor o programa continua solicitando na linha de comando a posição "interruptor simples-Caixa"
  • selecione o ponto sobre a caixa já existente (exatamente no ponto de inserção, marcado por um círculo);
  • no diálogo, escolha a peça "Interruptor c/ placa 2x4" - simples - 3 teclas" e a segunda simbologia (contendo um quadrado no início).
Lancando_interruptor_de_tres_teclas(e)LU.gif
Diálogo Definir Peças
  • selecione a lâmpada;
  • aceite o nome do comando sugerido;
  •  pressione <Enter> para confirmar;
  • pressione <Enter> para encerrar o comando.
Para inserir o primeiro interruptor, proceda da seguinte maneira:
  • - certifique-se de que a ferramenta de captura "Ponto paralelo" (botãobt-ortho.  na paleta "Captura") e o modo Ortogonal (botão Bt-cap10.na barra de ferramentas) permanecem ativados;
  • - acesse o menu Elementos-Pontos-Interruptor simples;
  • - defina a posição "Média" no diálogo;
  • - selecione o primeiro ponto como sendo o inferior;
  • - escolha a peça "Interruptor c/ placa 2x4" - simples - 1 tecla";
  • - informe o ponto diretor acima da parede;
  • - selecione a lâmpada;
  • - aceite o nome do comando sugerido;
  • - pressione <Enter> para encerrar.
 Para inserir os outros dois interruptores, deve-se inserí-los sobre o interruptor recém lançado. Para isso, proceda da seguinte forma:
  • - desligue a ferramenta de captura "Ponto paralelo" (botão Bt-cap10. na paleta "Captura") ;
  • - acesse o menu Elementos-Pontos-Interruptor simples;
  • - defina a posição "Média" no diálogo;
  • - selecione o ponto sobre a caixa já existente (exatamente no ponto de inserção, marcado por um círculo);
  • - no diálogo, escolha a peça "Interruptor c/ placa 2x4" - simples - 2 teclas" e a primeira simbologia (contendo um quadrado no início).
    Lancando_interruptor_de_tres_teclas(b)_lu.
    Diálogo Definir Peças
    Note que o programa lista apenas as peças adequadas à situação definida. Neste caso, apresenta apenas as peças contendo exatamente um interruptor simples duas teclas, facilitando a escolha da correta.
    Observe que o programa não solicita a informação do ponto diretor. Isto ocorre porque o interruptor foi inserido sobre outro já existente, com a posição do símbolo já definida. Caso o programa não liste corretamente as peças ou a peça novamente, isto significa que a caixa existente não foi capturada corretamente. Neste caso, utilize o comando Desfazer e repita a operação.
      • - selecione a lâmpada;
      • - aceite o nome do comando sugerido;
      • - pressione <Enter> para confirmar;
        Inserido o segundo interruptor o programa continua solicitando na linha de comando a posição "interruptor simples-Caixa"
            
          • - selecione o ponto sobre a caixa já existente (exatamente no ponto de inserção, marcado por um círculo);
          • - no diálogo, escolha a peça "Interruptor c/ placa 2x4" - simples - 3 teclas" e a segunda simbologia (contendo um quadrado no início).
              Lancando_interruptor_de_tres_teclas(c)_lu.
              Diálogo Definir Peças
                • - selecione a lâmpada;
                • - aceite o nome do comando sugerido;
                • - pressione <Enter> para confirmar;
                • - pressione <Enter> para encerrar o comando.
                    tag(s): InterruptorSimplesTecla