terça-feira, 17 de setembro de 2013

(CENTAURIUM ERYTHRAEA)
Para aqueles incapazes de colocar limite nos outros. Não sabem dizer não. Pessoas de boa índole, que querem agradar e acabam sendo exploradas.
Negligenciam suas necessidades a favor das necessidades dos outros. Influenciáveis.
Nome popular: centáurea menor.
Nome científico: Centaurium erythraea
Coloração: rosa.
Floração: junho, julho, agosto e setembro.
Preparação da essência: método solar.
Floral de Minas: Ruta (Ruta graveolens / Arruda).
Para aquelas personalidades fracas e inseguras que se submetem à influência dos outros. Geralmente são pessoas prestativas, obedientes, de boa índole e boa vontade, que na ânsia de agradar esquecem de suas próprias necessidades.
Não conseguem dizer não e nem colocar limites. Muitas vezes tornam-se capachos de pessoas inescrupulosas que se aproveitam de suas fragilidades.
São pessoas que evitam disputas e que se moldam ao que supõe seja o esperado delas. Muitas vezes chegam a copiar gestos, modos de falar, modo de se comportar e idéias daqueles a quem servem.
Os desejos alheios tornam-se os seus desejos, a vida dos outros a sua vida. Uma pessoa pode dizer: "depois que meu pai morreu, minha mãe me deu a incumbência de cuidar dela. E ainda hoje, tudo que eu faço na vida é cuidar dela."
Estes indivíduos abandonam seu próprio caminho na vida, e com isto perdem grande parte da alegria e da experiência que poderiam adquirir nesta vida. Como acumulam muitas responsabilidades é comum reclamarem de cansaço. Normalmente possuem baixa vitalidade.
Elas buscam agradar ao próximo e receber em troca reconhecimento e aprovação. Possuem egos frágeis e dependentes do afeto alheio. Nestas pessoas encontramos o desejo de ajudar e servir sendo utilizados de forma errada.
A essência Centaury ajuda-os a sair da dependência e reassumirem o controle de suas vidas. Elas devem aprender a saber quando dizer sim e quando dizer não e ter força interior para decidir o que é o melhor para a realização de sua missão de vida.

Fonte: www.rsmo.hpg.ig.com.br



Larch - (Larix decidua)
Para aqueles que nutrem sentimentos de inferioridade e falta de auto-confiança. Estão sempre na expectativa de fracassar. Auto-censura.
Nome popular: lariço.
Nome científico: Larix decidua
Coloração: vermelha (feminina) e amarela (masculina).
Floração: abril e maio.
Preparação da essência: método de fervura.
Florais de Minas: Lavandula (Lavandula officinalis / Alfazema).
Aqueles que necessitam da essência Larch não acreditam em si e no seu potencial. Se consideram inferiores e incapazes. Geralmente estão sempre na expectativa de fracassar. Assim ficam receosos e se auto-limitam em suas ações e planos. Podem ser bons funcionários, mas se surge uma vaga para uma promoção não se sentirão com méritos para pleitear este novo cargo. Uma outra pessoa acaba ocupando o lugar e crescendo, enquanto eles ficam estagnados.
Como pessoas inseguras, evitam correr riscos. Normalmente elas se contém e se auto-censuram, o que faz com que a espontaneidade e a criatividade sejam limitadas. Elas também limitam suas expectativas e esperanças. O principal erro destes indivíduos é se apegarem a experiências negativas do passado. Presas ao polo negativo do passado não conseguem enfrentar verdadeiramente os desafios da vida. A conseqüência é que se tornam pessoas com poucas experiências positivas e muito imaturas. Esta é a principal essência indicada para aqueles que são imaturos e para os momentos em que uma criança regride um comportamento (ex: voltar a fazer xixi na cama).
Geralmente são pessoas desmotivadas e frustradas. Mas não são invejosas. Pelo contrário, admiram aqueles que conseguem o que eles não se consideram capazes de obter. Quando iniciam algo, dificilmente terminam. Em alguns casos possuem motivação o bastante para planejar e iniciar um novo projeto. Mas não conseguem concretizá-lo, pois estão presas a poderosas forças negativas que minam sua vontade de realização e concretização.
As pessoas tipo Cerato e Larch são inseguras, mas por motivos diferentes. O tipo Cerato duvida da sua capacidade de julgar e pede a opinião do outro para resolver esta dúvida. O tipo Larch duvida da sua capacidade de realização, ele não se sente capaz.
Esta essência ajuda a pessoa a romper com suas crenças negativas que tanto limitam sua vida. Permite com que elas enfrentem a vida, lutem por vitórias, aprendam e amadureçam.

Fonte: www.rsmo.hpg.ig.com.br


 

Para os distraídos, desatentos, que vivem sonhando acordado. Para a perda dos sentidos. Sonolentos, indiferentes.
Nome popular: clematis.
Nome científico: Clematis vitalba
Coloração: branca.
Floração: julho a setembro.
Preparação da essência: método solar.

Florais de Minas: Rosmarinus (Rosmarinus officinalis / Alecrim).
Existem pessoas que não conseguem se fixar no aqui-agora. Elas estão sempre "voando", buscando nos sonhos o prazer que não conseguem desfrutar no presente. Acabam vivendo superficialmente o presente, e por isto tem dificuldade em guardar detalhes. A memória fica, assim, prejudicada.
Como são distraídos, estão mais propensos a se envolverem em acidentes. Cair, trombar, cortar, etc. tende a ser mais comum neste tipo de personalidade. Sua capacidade de concentração é baixa, o que pode levar a baixos resultados na aprendizagem.
Eles vivem presos em seus próprios mundos de fantasias. Com isto seu interesse pelo mundo real decai. Costumam ficar sozinhos curtindo seus devaneios sem sentir a falta de ninguém. Seu olhar fica "solto" ou "perdido", se tornam mais passivos e indiferentes ao que acontece. As atividades cotidianas podem ser prejudicadas pois é comum apresentarem soluções "fora da realidade" para os problemas mais corriqueiros. São imaginativos e criativos, mas com pouco senso prático. . São sonolentos.
É muito útil quando ocorre perda dos sentidos, estados de coma, em caso de acidentes e em situações estressantes em que a pessoa tem que manter o pé no chão
A essência Clematis ajuda estas pessoas a "encarnarem-se de verdade" no aqui-agora. Ajuda-os a aprender a viver o mundo real tendo prazer.


(MALUS PUMILA)


Ppara aqueles que são muito preocupados com limpeza, higiene, ordem e perfeição. Sentem vergonha de si mesmos, não se aceitam, sentem-se impuros.
Repugnância e receio de se sujar ou contaminar. Preocupação exagerada com pequenos detalhes.
Essência depurativa.
Nome popular: macieira.
Coloração: branca.
Floração: maio.
Preparação da essência: método de fervura.
Florais de Minas: Malus (Malus pumila / Macieira).
Os tipos que necessitam de Crab Apple são obcecados por limpeza, ordem e perfeição. Tudo tem que estar perfeito para que eles se sintam puros e seguros.
O meio ambiente poluído significa correr risco de se contaminar. Uma espinha no rosto de um adolescente é capaz de fazê-lo ficar dias sem sair de casa tamanho desgosto e vergonha que causa tal "imperfeição".
Alguns tomam vários banhos por dia com a intenção de manterem-se limpos. Outros tornam-se obcecados por manter uma boa aparência física.
Suas mentes são detalhistas. Um pequeno detalhe que não está perfeito é capaz de estragar todo o esforço de um trabalho muito maior e mais importante.
A pessoa que necessita de Crab Apple pode organizar uma linda festa de aniversário e sentir que todo o seu esforço foi estragado por um pequeno detalhe que não ficou como gostaria. Muitos são hipocondríacos, porque qualquer detalhe diferente no corpo já é interpretado como mais uma doença (imperfeição e impureza).
São pessoas que sofrem porque consideram seus pensamentos e sentimentos impuros. Seu corpo é, comumente, fonte de aversão, vergonha e impureza. Nutrem desgosto e aversão de si ou de algo exterior.
Esta situação gera um sentimento persistente de angústia e insatisfação. Com estes sentimentos fica difícil conseguirem apreciar o que de belo acontece a sua volta.
Possuem tendência a sofrer de alergia e a terem doenças psicossomáticas. Este quadro aparece comumente em adolescentes. Esta essência é utilizada como depurativo.
A essência Crab Apple ajuda-os a perceber seus problemas na real dimensão. Ajuda-os a perceber que apenas a obra de Deus é pura e perfeita e que a obra humana, com toda sua imperfeição, é o reflexo de sua pequena evolução e do materialismo que o tem guiado.


Fonte: www.geocities.com




@ @ @
URÂNIO Nitricum

(Ou nitrato de urânio uranilo)
Sintomas mentais DE URÂNIO Nitricum
1 Mal humor e depressão, pior de manhã a subir.
Sintomas Gerais OU patogênese URÂNIO Nitricum
2 - emaciação () Great apesar de comer muito. Mal-estar e fadiga durante todo o dia, especialmente ao acordar ou sair da cama.
Sensação de ter tomado frio.
3 - () passo a pele seca e membranas mucosas.
4 Pior: à noite, de manhã ao acordar e subindo. Melhor: ao comer e, em seguida, para a inspiração.
HBP 5.
Desejo e aversão DE URÂNIO Nitricum
6 Wants: presunto cru; de você. Aversão a carne.
ESPECIAL DE URÂNIO Nitricum
Vertigo 7. Dores de cabeça frontal ou occipital, pior depois do meio-dia ou da noite, comer melhor. Cabeça pesada ao acordar.
8 chiqueiro na pálpebra superior esquerda. Edema das pálpebras inferiores. As pálpebras inchadas e coladas à manhã. Dor da órbita direita ao occipital, à noite. Dor no olho esquerdo.
Prurido nasal 9. Coriza seca. Obstrução nasal.
10 - () úlcera indolor na boca. Saliva ácida. Língua seca.
11 adverbial sensação na garganta. Inicie o muco muito pegajoso.
12 - () No apetite durante a menstruação. Sede excessiva. Apetite voraz e come muito embora, este magro e fraco. Arroto insípido, ou podre. Náuseas. Vómitos alimentares ou de sangue ou o café moído, com azia e flatulência. Dores na 
cárdia, estômago, piloro ou duodeno, mordendo, terebrantes, roendo, que melhoram comendo. Úlcera gástrica ou duodenal com fezes escuras ou alcatrão, e ternura no epigástrio. Hematêmese repetida.
13 - () abdômen distendido, com ruídos intestinais e flatulência. Cólica aguda.
Peritonite, com inchaço.
Diarréia 14. Constipação. Prurido anal. Fezes escuras ou alquitrazadas.
15 - () diabetes com sede excessiva, poliúria e língua seca, com fome voraz, perda de peso e cansaço. Diabetes insipidus. Poliúria Marcado, com freqüência. Urina escura ou leitosa pálida ou verde e peixe.
Parenquimático nefrite aguda, albuminúria. Molhar Heavy.
Enurese. Biliares na urina do ácido úrico. Dor na bexiga durante a noite. Uretral urina queima acre. Dor ao urinar retenção.
16 - () completo com impotência sonhos molhados e frios genital, relaxado, e sudorese.
17 desmaios, tonturas, anorexia e SANGUE explosões na parte superior do corpo durante a menstruação. Secreção excessiva de leite.
18 Bronquite e demais desbaste expectoração mucosa.
Pumonar Tuberculose. Dor intermitente do lado esquerdo do peito à ponta do esterno, pior ainda quando em jejum.
19 de rigidez lombar. Dor no ângulo inferior da escápula izqtierdo pior na inspiração profunda.
Vesículas branco 20 com aréola vermelha, que queimam e coceira, nos braços e pernas.
21 sono agitado, com calafrios e calor.
22 Epithelioma. Equimoses. Excedens Lupus.
 
() Muito eficaz. () Eficaz. () Util

Fonte: "Vijnovsky Homeopática Materia Medica"

Para obter mais informações sobre a Homeopatia, visite:
Index of Materia Medica Homeopatia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...