quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Válvulas redutoras de pressão


Válvulas redutoras de pressão


Aparelhos instalados na rede hidráulica de edifícios altos ajudam a evitar danos causados pela excessiva pressão da água


Reportagem: Jamila Venturini


Fotos: divulgação Bermad Brasil
Em edifícios altos, um cuidado importante que se deve ter desde o projeto do sistema hidráulico é com a pressão da água. Segundo a normatização brasileira, a pressão estática, ou seja, aquela que é medida quando todos os registros estão fechados, não pode ultrapassar 40 mca (metros de coluna d'água) nos pontos de consumo dos apartamentos (torneiras, chuveiros, etc.).
Fotos: divulgação Bermad Brasil
É comum em edifícios que o abastecimento de água aconteça a partir de um reservatório superior. Com isso, pela força da gravidade, a pressão da água é maior nos andares inferiores e, se o edifício for muito alto, ela pode ultrapassar o limite estabelecido. Altas pressões podem romper a tubulação principal (prumada) e suas ramificações, assim como os tubos ligados aos aparelhos sanitários, gerando vazamentos dentro dos apartamentos.
Para evitar esses problemas, são utilizadas válvulas redutoras depressão nas redes hidráulicas. Esses equipamentos regulam a pressão da água para que ela não ultrapasse 40 mca. Segundo Humberto Farina, gerente técnico da Tesis Engenharia de Sistemas Prediais, existem diferentes tipos de válvulas e modelos de aplicação. Elas podem, por exemplo, ser instaladas nos pavimentos em áreas técnicas acessíveis, como o hall de serviços, ou no térreo ou subsolo do edifício.
Entenda como as válvulas redutoras de pressão funcionam no exemplo a seguir:



Apoio técnico: Humberto Farina, gerente técnico da Tesis; Marcos Pelizzon, diretor comercial da Emmetti.
 http://www.equipedeobra.com.br/construcao-reforma/35/artigo213991-1.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...