terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Embrapa Hortaliças


Biofertilizante

O biofertilizante é um adubo orgânico líquido que funciona como complementação da adubação orgânica do solo. Aplicado via pulverização foliar ou junto com a irrigação, fornece os nutrientes fundamentais para as plantas, auxilia no controle de doenças e insetos, propicia uma resposta mais rápida do que os fertilizantes de solo.
A seguir é apresentado uma formulação de biofertilizantes preparado aerobicamente com ingredientes de um composto de farelos.


Preparo:

Misture os ingredientes em uma superfície limpa. Coloque em um tambor ou bombona plástica e adicione 80 litros de água.


Tempo de preparo:

A mistura deve ser agitada três vezes ao dia durante cinco minutos ou aerada com auxílio de um pequno compressor de ar com intervalo programado de hora em hora, durante oito dias. Após este período o biofertilizante já pode ser utilizado.


Utilização:

Coar e aplicar em pulverizações foliares sobre mudas e plantas no campo. Aplicar nas mudas a concentração de 2% e no campo utilizar 5%. Para o tratamento de sementes usar a concentração de 2% por imersão durante 10 minutos. A parte sólida também pode ser usada em covas ou inóculo para nova compostagem.


Validade:

É recomendado a utilização em uma semana, porém se armazenado em local sombreado e fresco pode manter suas qualidades por até 30 dias.

Rendimento:

Aproximadamente 90 litros.
Fonte: Embrapa Hortaliças

http://agroecologiamt.blogspot.com.br/2010/11/biofertilizante.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...