terça-feira, 29 de janeiro de 2013



Defensivo alternativo

A agricultura orgânica busca o equilíbrio ecológico e a prevenção de problemas que afetam a saúde das plantas. Através do uso de algumas técnicas simples, como por exemplo, a utilização de extratos vegetais como inseticida alternativo, é possível reduzir a incidência de pragas e doenças.
O uso de plantas com propriedades inseticidas é uma prática muito antiga. Até a descoberta de inseticidas organossintéticos, na primeira metade do século passado, as substâncias extraídas de vegetais eram amplamente utilizadas no controle de insetos.


Diversas substâncias oriundas dos produtos intermediários ou finais do metabolismo secundário de plantas inseticidas, podem ser encontradas nas raízes, folhas e sementes, entre eles, rotenóides, piretróides alcalóides e terpenóides, que podem interferir severamente no metabolismo de outros organismos, causando impactos variáveis, como repelência, deterrência alimentar e de oviposição, esterilização, bloqueio do metabolismo e interferência no desenvolvimento, sem necessariamente causar a morte.
Apesar dos defensivos naturais não serem prejudiciais, é importante lembrar que devem ser aplicados sempre na quantidade e freqüência certa e somente quando necessário, lembrando que, esse método alternativo utiliza um produto ativo e deve- se esperar em média dois dias após a aplicação para poder colher as hortaliças.

Defensivos naturais:

Alho e pimenta

Dissolver um pedaço de sabão de coco do tamanho de um polegar (50 g) em 4 litros de água. Juntar 2 cabeças picadas de alho e 4 colheres de pimenta vermelha picada. Coar com pano fino e aplicar.

Indicações: O alho é um bom repelente de insetos, bactérias, fungos, nematóides e serve de inibidor de digestão de insetos.



Angico

Deixar 1 Kg de folhas e vagens de angico de molho em 10 litros de água durante 5 a 8 dias. Coar, misturar 1 litro com 5 a 10 litros de água, e pulverizar.

Indicações: pulgões, lagartas, formigas, outros.

Folhas de Neem ou Nim Indiano

Misturar 250g de folhas e ramos verdes picados com 20 litros de água. Deixar repousar as folhas na água de um dia para outro. Coar e pulverizar.

Indicações: O neem serve de repelente para uma grande variedade de insetos, inclusive lagarta, besouro, percevejo (Maria-fedida), pulgão, barbeiro, mosca branca, cochonilha, mosca do chifre, gafanhoto, nematoide, grilo, barata.


Fumo

Misturar 250g de fumo com 20 litros de água. Deixar de molho pelo menos 24h horas.

Indicações: o fumo é excelente inseticida tendo ação de contato contra pulgões, vaquinhas, cochonilhas, lagartas e outras pragas.
A colheita do vegetal tratado deve ser feita, somente 3 dias após a aplicação do fumo. Não deve ser empregado o fumo em plantas da família da batata ou tomate.

Referências: 

Cartilha: Uso de defensivos naturais para o controle de pragas e doenças em hortas orgânicas no sertão de Pernambuco.

Palestra: Uso de extratos vegetais no controle de pragas em horticultura.
Artigo: Avaliação de extratos vegetais e métodos de aplicação no controle de Sitophilus spp

Imagens:

Pimenta: www.entretedimento.r7.com
Extratos vegetais: http://www.revista-fi.com

http://agroecologiamt.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...